Por: Jornal A Tribuna
19/12/2022
13:30

Viver é um desafio. Cada dia que chega, cada dia que se vai, temos dificuldades e problemas que precisam ser enfrentados e superados. É lógico que existem aqueles de grande proporção que requerem maiores esforços, mais dedicação, porém o que desejo abordar aqui são aquelas pequenas coisas que nos aparecem cotidianamente, que surgem sem que possamos esperá-las e temos de seguir em frente, passando por cima de todos os imprevistos.

Creio que a vida seria sem graça se hão houvesse desafios. Um dia após o outro, sempre igual, sem nenhuma novidade, sem nada para aumentar nossos esforços, nos traria uma monotonia modorrenta, enfadonha e desagradável.

Contudo, existem diferentes posturas. Há aqueles que diante de uma dificuldade qualquer só sabem lamentar e reclamar dos problemas às pessoas que estão próximas. Isso é ruim para elas e também para amigos, colegas e familiares. Quem só resmunga, fala coisas desagradáveis, afasta os outros de si. Ninguém gosta de alguém que só mostra insatisfação, que se faz de vítima, que fica lamentando pelas menores dificuldades. É um jeito de chamar a atenção pouco inteligente, pois pessoas assim não conseguem a piedade alheia, o que amealham é o afastamento dos que deveriam ficar mais próximos.

Há, contudo, aqueles que enfrentam os problemas com serenidade, com força e, até, com certa alegria. Esses se dão melhor na vida, conseguem aglutinar amigos e encontram energia suficiente para superar suas dificuldades.

Não há vida sem problemas. Aquela ideia de um mundo perfeito, tranquilo, de paz eterna não existe e seria muito chato se existisse. O que dá tempero à nossa existência é exatamente a superação dos obstáculos que se apresentam no cotidiano. Há quem acredite que o dinheiro possa resolver tudo e que a riqueza afasta os problemas. É certo que as pessoas mais abastadas não podem reclamar da situação financeira e do conforto que ela pode lhes proporcionar, mas isso não é tudo; as dificuldades continuarão a existir, mas serão de outra natureza que não a material.

Tristezas, desilusões, doenças e perdas podem atingir qualquer pessoa, independentemente da classe social. O meio de enfrentá-las não é o dinheiro, mas a coragem de saber que nada é eterno. Nem as coisas boas e nem as ruins. Tudo passa. Só que se as dificuldades forem encaradas de forma corajosa, elas durarão menos tempo e deixarão marca menor no nosso espírito. Reclamar e choramingar não resolve nada, só aumenta o problema e nos traz mais infelicidade.

A vida não pode ser vista como a procura por um Shangri-la, por um lugar perfeito, por pessoas perfeitas, sem dissabores. Isso não existe, é mera ilusão. Ora, se os problemas sempre se farão presentes a todos, a melhor atitude é não se lamentar, é olhar de frente e superá-los. É certo que eles são sucessivos e, por vezes, simultâneos, mas a força do nosso interior deve ser suficiente para passar por cima, para ir adiante, por mais graves que eles venham a ser.

Essa energia que deve irradiar de dentro de nós pode ter diversas fontes. Pode ser de natureza religiosa, familiar e até mesmo da nossa personalidade. Sim, há pessoas que já têm natureza mais voltada ao otimismo, à alegria de viver, já há outras que são mais inseguras, com tendência à prostração, ao pessimismo. Contudo, todas podem conseguir forças para ir adiante e sobreviver às dificuldades. O que se deve entender é que dificuldades são inerentes à vida e que elas podem ser superadas. Não devem ser postas de lado, sob o risco de se agravarem. Ora, já que elas existem, a atitude mais inteligente é enfrentá-las com serenidade, com a certeza de que um dia elas irão desaparecer, com a certeza também de que novas virão e que terão de ser resolvidas.

Tudo que existe na vida tem uma razão de ser. São os problemas, as dificuldades do dia a dia que nos tornam mais fortes, mais humanos, mais aptos a crescer interiormente e a evoluir a nossa alma.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78